Atividade Cultural

Ativação Cultural é um conjunto de containers transformados em um equipamento cultural, múltiplo e acessível, capaz de ativar uma infinidade de produções artísticas e culturais dos mais variados territórios.

Pensando a partir da ótica de um grupo de produtores culturais oriundos da Baixada Fluminense, território periférico, do Estado do Rio de Janeiro, o Ativação Cultural foi criado para estar e ativar zonas coautônomas temporáarias por territórios com ou sem presença de equipamentos culturais de construções convencionais.
O pondo de partida éa autonomia do equipamento.

Construido a partir doe contaners, é cpmsoderada uma construção mais sustentável, uma obra mais limpa e rápida com o maior custo beneficio, sobrtudo pelo próprio reuso do material, podendo chegar a 30% de menor imacto de danos no meio ambiente.
Devidamente preparados com isolamento térmico e acústico, os modelos de Ativação se dão na junção de containers que juntos formam uma sala multiuso que funciona para galeria de artes ou para sala de espetáculos, shows, ensaios, encontros e oficinas.

Cada cidade que recebe o Ativação tem seu formato exclusivo, pensando a partir do espaço físico disponível e vocação para uso através das artes predominantes da região.

Uma ideia que sai do papel em 60 dias, como uma quebra cabeças, o Ativação chega na CIdade e é montando em 02 dias, um primeiro modelo construído a partir do edital Chamada Emergencial Lei Aldir Blanc aconteceu aiinda em 2021. Agora, em 2022 começa uma nova etapa, a empresa Enel a partir da Lei de incentivo a Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Possibilitou o Laboratório Cultural executar e distribuir 5 Ativações pelo Estado, tendo as cidades de Varre Sai, Lajes de Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Conceição de Macabu e Cardoso Moreira ativados com seus exclusivos equipamentos Culturais portáteis nos próximos meses.